INFP e ESFJ no amor
Combinações MBTI,MBTI - 16 Personalidades

Relacionamento INFP – ESFJ

Como é a combinação INFP e ESFJ, no MBTI?

Esta tende a ser uma relação relativamente boa, não especialmente brilhante, mas na qual é possível obter algum tipo de satisfação pessoal.

O fato de que ambos partilham a preferência pelo Sentimento (F) tende a contribuir bastante para o entendimento mútuo. Não apenas isso, mas a função principal do INFP (Sentimento Introvertido) é complementar à função principal do ESFJ (Sentimento Extrovertido). Isso é de grande ajuda, uma vez que trás grande sintonia e harmonia entre as duas personalidades, com a função cognitiva Extrovertida interagindo com sua contraparte Introvertida.

O INFP é um tipo sensível e que fica facilmente magoado ou ofendido caso a coisa errada seja dita a ele. O ESFJ, por sua vez, costuma ser muito atento ao lado emocional das pessoas, e busca sempre evitar conflitos. Logo, é improvável que o ESFJ diga algo que vá perturbar o estado de espírito do INFP, uma vez que o ESFJ possui grande habilidade social, e sabe o que é considerado algo agradável de se dizer, e o que não é, optando sempre pela primeira opção.

E, assim como o INFP pode ficar facilmente ferido, o ESFJ é também suscetível a se sentir pessoalmente atacado sempre que uma crítica muito dura é direcionada a ele. O INFP, por ter o Sentimento Introvertido como função principal e sempre se imaginar como ele se sentiria no lugar dos outros (empatia), não costuma falar nada que ele não quisesse que fosse dito a ele. Isso significa que o INFP terá um jeito amável de tratar o ESFJ, que buscará sempre manter a harmonia entre os dois.

Além disso, o ESFJ possui, mesmo que não goste de admitir, uma certa necessidade de aprovação social. O INFP pode suprir essa necessidade, mostrando-se satisfeito com as atitudes do ESFJ.

A preocupação com os sentimentos um do outro faz com que brigas e conflitos sejam potencialmente evitados, e a sensação de paz e harmonia perdure.

O INFP sente que o ESFJ se preocupa de verdade com ele. E o ESFJ vê no INFP alguém para exercitar seu lado “maternal” e cuidador. Além disso, o ESFJ almeja estabilidade na vida amorosa, e o INFP tende a ser muito leal. Isso significa que eles podem ter certa longevidade juntos.

Embora haja, sim, algumas divergências de personalidade. Por exemplo, o INFP aprecia a liberdade de ação e as possibilidades do que pode acontecer, enquanto o ESFJ prefere ter sempre um plano a seguir, e de preferência, regras e diretrizes claras de ação.

Nesse ponto, o INFP pode achar que falta ao ESFJ espontaneidade e também um pouco mais de flexibilidade, enquanto que o ESFJ pode se sentir incomodado com a aparente falta de direção da vida do INFP.

Conclusão

Tende a ser, ao menos, um relacionamento pacífico, em que as necessidades emocionais de ambos os parceiros são bem supridas e atendidas pela outra pessoa.

Porém, há algumas divergências em relação aos interesses do dia a dia de cada um, que advém do fato do INFP possuir preferência pela Intuição (N), e o ESFJ pela Sensação (S). Além do ESFJ desejar sempre uma ambiente bem estruturado, e o INFP não se preocupar muito com isso, preferindo deixar as possibilidades em aberto.

Mesmo assim, é um relacionamento muito mais positivo e funcional do que negativo.

Você também pode gostar...