COMPATIBILIDADE INTJ ESTP
Combinações MBTI

Relacionamento INTJ – ESTP

Como é a combinação entre INTJ e ESTP, na Tipologia Jung?

O ESTP tem um jeito único de entrar dentro da pele do INTJ e de mexer com ele. 

É como se o ESTP desse um choque de realidade no INTJ. 

A configuração das funções cognitivas dessa combinação é muito interessante. A função dominante do INTJ (Intuição Introvertida) é a função inferior do ESTP, e vice-versa (a função dominante do ESTP é a função inferior do INTJ).

Isso basta para que possam aprender muito um com o outro.

Nos momentos em que o INTJ está pensando demais, e até ficando ansioso com seus pensamentos sobre o futuro, o ESTP poderá auxiliá-lo, ou demonstrar como fazer para aproveitar as oportunidades que aparecem na hora, sem planejamento.

Já quando é a vez do ESTP estar ansioso com o futuro, sem conseguir imaginar o que vai acontecer, será o momento do INTJ entrar em cena para oferecer uma palavra tranquilizante – ou alertar dos possíveis perigos que o ESTP poderá enfrentar.

Mas no geral, poderíamos dizer que o INTJ e o ESTP não vivem na mesma frequência, e que a compatibilidade geral é, infelizmente, um tanto baixa para um relacionamento de longo prazo.

Para curto prazo até poderá funcionar. Mais que isso seria estressante.

O INTJ não consegue compreender que a mente do ESTP não funciona como a dele. O ESTP não precisa pensar sobre o que fazer sobre determinado assunto por horas e mais horas. É um tipo de personalidade orientado para a ação rápida e direta. Já o ESTP nem sequer imagina o quanto o INTJ precisa refletir para finalmente tomar uma atitude.

Possuindo jeitos opostos de encarar a vida, concordar em algo pode ser uma tarefa difícil. Agir no mesmo ritmo então, nem pensar.

O INTJ poderá parecer muito lento para o ESTP, e o ESTP poderá parecer muito fora de controle para o INTJ.

Além disso, o INTJ pode precisar de uma imensa quantidade de tempo sozinho para recarregar as baterias, e será necessário uma conversa esclarecedora para que o ESTP tome consciência disso. Caso contrário, o desejo de socializar e de estar em ambientes com alto nível de ação e acontecimentos que o ESTP usualmente nutre poderá deixar ao INTJ exaustíssimo.

O INTJ até poderá participar de uma noitada ou duas, num local cheio de pessoas e de coisas acontecendo, do jeito que o ESTP gosta, mas isto não tem como ser uma ocorrência frequente.

Eventualmente, disputas de poder poderão surgir entre esses dois tipos. E isso é comum em vários ambientes e tipos de relacionamentos: como colegas de trabalho, amigos, namorados, etc. 

Um poderá tentar tomar o poder e o controle da situação, e as coisas podem descambar para um conflito passivo-agressivo ou até mesmo mais direto, com farpas verbais trocadas de forma clara. 

Falta de Intuição Extrovertida pode ser prejudicial

Outro problema é que, por ter Intuição Introvertida Inferior, o ESTP pode não saber muito bem o que quer – algo oposto ao INTJ que tem Intuição Introvertida Dominante. Porém, o ESTP não tolera que alguém decida por ele, sempre necessitando que se dê a ele opções para que possa escolher. Por este motivo, o ESTP tende a ter melhor compatibilidade com pessoas do eixo Ne-Si, que oferecerão essas possibilidades de ação a ele.

Já o INTJ também poderá sentir falta de alguém com Intuição Extrovertida – função inexistente nos ESTPs – para complementar positivamente sua função dominante.

O lado bom: Funções auxiliares e terciárias complementares

É bem provável que o interesse entre um ESTP e um INTJ tenha surgido justamente devido a essa complementaridade das funções auxiliares e terciárias.

O INTJ tem Pensamento Extrovertido auxiliar que complementa o Pensamento Introvertido auxiliar do ESTP. E especialmente o Sentimento Introvertido terciário que complementa o Sentimento Extrovertido terciário do ESTP.

Na prática, o INTJ ficará muito feliz quando o ESTP decide ser ultra generoso com seu Fe terciário e faz ou paga várias coisas para ele, além de demonstrar preocupação com a harmonia entre os dois e com o bem estar do INTJ. Já o ESTP ficará feliz pelo fato do INTJ saber ser grato e aceitar receber as coisas que o ESTP deseja prover.

Também poderão ter conversas interessantes sobre as opiniões de cada um, e o melhor de tudo é que não ficarão ofendidos caso o outro discorde de algo.

Conclusão

Pouco indicado para o longo prazo. Poderá haver faíscas no começo, mas as personalidades tendem a entrar em choque mais cedo ou mais tarde. Disputas por poder e controle costumam surgir, com nenhum dos dois aceitando ser guiado por outra pessoa.

Definitivamente poderá ser o tipo de relacionamento Quente e Frio.

Dificuldades de entendimento mútuo poderão levar a que a comunicação seja cortada ou dificultada.

Se o INTJ estiver focado no seu superego ISFJ, ele tende a sofrer bastante com essa situação. Mas caso ele esteja em seu ego normal, para ambos deve ser fácil seguir em frente, já que nenhum possui Sensação Introvertida.

Você também pode gostar...