Embora o título contenha a palavra “namorar”, podemos considerar qualquer tipo de relacionamento afetivo, desde um lance menos sério até um casamento. A palavra namorar foi usada como forma de resumir qualquer relação afetiva com o ESFJ.
Além disso, consideramos que existem diferentes fases da vida e fases de maturidade. O texto busca uma alcançar média entre as variáveis.
ESFJ:
Prós:
- Você vai ganhar muitos presentes.
- Você será mimado eternamente.
- Você sempre terá alguém com quem contar nos piores momentos.
- O ESFJ costuma tomar como tarefa cuidar do bem estar emocional alheio. Isso significa que ele estará sempre atento às suas emoções. O lado negativo disso é que ele irá tentar controlar o que você está sentindo ou deixando de sentir – quer você queira, ou não. Porém, em seu normal o ESFJ usa essa habilidade para fazer os outros se sentirem bem e acolhidos.
- Irá dizer coisas para te agradar e encher sua bola.
- Vai sempre lembrar do seu aniversário e outras datas importantes.
- Não se importa de tomar conta do ambiente físico para você. A saber: limpar, passar e cozinhar. Atos de serviço em prol dos outros costuma ser uma de suas linguagens românticas.
- Não se importa em fazer sacrifícios, financeiros ou de outro naipe, para agradar as outras pessoas, ou simplesmente ajudá-las a seguir em frente.
- Consegue se enturmar facilmente onde e com quem quiser. Ou seja, logo o ESFJ será íntimo de sua mãe, primos, amigos e cachorro.
- Oferece segurança e estabilidade. Dificilmente um ESFJ vai te dizer que irá sair para comprar cigarros e nunca mais voltar.
- Oferece estrutura para sua vida.
- Você gosta de ouvir histórias? Porque o ESFJ tem muito sobre o que contar. Vocês poderão assistir um filme, por exemplo, e de repente o ESFJ se lembrará de uma história que ocorreu com ele quando ele ainda era um bebê. Isso ocorre basicamente o tempo todo, pois o ESFJ sempre tem deja vus ou lembra-se constantemente de coisas que aconteceram com ele no passado – e adora falar sobre isso. Ao estar com o ESFJ, você ficará sabendo de muitas coisas que ocorreram na vida dele, e ele será quase um livro aberto por conta disso.
Contras:
- O ESFJ pode tomar decisões priorizando o grupo ao invés de seu par. Ou seja, o ESFJ pode ser levado a fazer algo para agradar uma maioria de pessoas, seja ela sua família, amigos, vizinhos ou comunidade em geral.
- Pode ser excessivamente suscetível à opinião alheia, de forma que um relacionamento a dois vira um relacionamento em grupo, com várias pessoas dando pitacos e o ESFJ ouvindo tudo.
- Ele poderá compartilhar informações sobre você e o relacionamento com terceiros.
- Pode ficar apegado a uma certa rotina e não oferecer – ou ainda, recusar – inovações para a vida a dois.
- Pode desejar saber mais sobre você do que você quer contar.
- Em momentos de estresse, o ESFJ padrão tem o poder de transformar o clima emocional de qualquer lugar. Onde antes havia um ambiente tranquilo, pode se transformar num local cheio de emoções pesadas e sufocantes no ar. O ESFJ poderá usar essa habilidade caso você recuse em cooperar com ele em algum sentido, ou discorde dele.
- Pode ser excessivamente suscetível a críticas. Pode reagir como se uma crítica impessoal fosse na verdade uma ofensa à sua própria mãe. Ou seja, pode ser difícil ter uma conversa mais racional e impessoal com o ESFJ. Tudo passa pelo prisma de seus sentimentos e emoções.
- Pode ser extremamente crítico e reclamão. E se as coisas não forem do jeito que ele está acostumado, o ESFJ poderá se posicionar contra elas.
- Pode ser dramático de vez em quando, e exigir um pouco de garantias de que você não vai fugir dele.
Descubra também os prós e contras de relacionar-se com:
INTP | INTJ | ENTP | ENTJ | INFP | INFJ | ENFP | ENFJ | ISTP | ISTJ | ESTP | ESTJ | ISFP | ISFJ | ESFP | ESFJ