Embora o título contenha a palavra “namorar”, podemos considerar qualquer tipo de relacionamento afetivo, desde um lance menos sério até um casamento. A palavra namorar foi usada como forma de resumir qualquer relação afetiva com o INTJ.
INTJ:
Prós:
- Vai ver antecipadamente que o que você está prestes a fazer vai dar ruim, e vai te avisar, ajudando você a se livrar de encrencas ou resultados potencialmente negativos.
- Extremamente independente. Não vai ficar no seu pé. E tem vida própria, bem como objetivos próprios.
- Adora conhecimento, e usualmente é bem informado acerca de tópicos diversos.
- Gosta de ajudar, e estará sempre te informando sobre o que fazer para sair de um problema.
- Está sempre buscando aperfeiçoar-se, e poderá te inspirar a fazer o mesmo.
- Se há algo que o INTJ não pode ser acusado é de ser superficial. Ele possui conteúdo e profundidade. Poderá ser um companheiro dedicado e totalmente devotado. Eventualmente.
- Possui Sentimento Introvertido terciário. Isso basicamente significa que, embora possa aparentar frieza externa, o INTJ adora receber atenção e elogios, e poderá se manifestar caso você não esteja dando atenção suficiente para ele. Sim. Ele poderá exigir um pouco de sua atenção. O INTJ poderá ter um fraco por pessoas que têm Sentimento Extrovertido no estoque de funções pois elas tendem a ser naturalmente voltadas a suprir a necessidade emocional alheia.
- Gosta de novidades, e possui um lado aventureiro. É bem possível que o INTJ seja envolvido com ao menos um tipo de esporte, e costume participar de confraternizações entre amigos frequentemente. Isso ocorre por ter Sensação Extrovertida, o que faz com que ele busque vivenciar experiências compartilhadas com outras pessoas.
- Ainda num desdobramento do item anterior, a alegria do INTJ é quando ele consegue prover uma boa experiência para outras pessoas, especialmente seu par romântico. Ele se esforçará ao máximo para criar os melhores momentos possíveis. Sua felicidade é quando recebe reconhecimento por seus atos.
- Ótimo estrategista. Pode te ajudar a não ser um perdedor no futuro.
Contras:
- Ruim para reconhecer (ou se importar com) o estado emocional alheio. Não espere que o INTJ paparique você, pois ele dificilmente vai perceber se você está triste, feliz ou se sentindo miserável. Isso não significa que ele não saiba quando ele mesmo está se sentindo assim. Porém, reconhecer o estado emocional dos outros é justamente seu ponto fraco: ele tem muita dificuldade em fazer isso. Mas, ele quer que você reconheça o estado emocional dele e esteja lá para paparicá-lo. Dois pesos e duas medidas.
- Às vezes perde a noção do tempo e esquece-se do mundo real – e de você.
- O INTJ pode ser tão pra frentex que tem dificuldade de ser leal a algo ou a alguém no longo prazo. Isso ocorre por ter Sensação Introvertida quase inexistente, o que faz com que o INTJ não curta muito participar de rotinas bem definidas e fazer a mesma coisa todo santo dia. Ele precisa de novidades. Esse talvez seja um dos motivos pelo qual o par perfeito do INTJ é o ENTP, que possui Intuição extrovertida dominante, e pode estar constantemente oferecendo novas ideias, situações e possibilidades para a vida do INTJ. Dessa forma, o INTJ não se sente estagnado.
- Pode ser um pouco inseguro em relação às próprias ações. Fazer pode ser mais complicado do que planejar para o INTJ. Ele pode desejar realizar muito, mas na hora de colocar a mão na massa acaba temendo falhar. Seu par precisa apoiá-lo nessa área.
- Costuma julgar negativamente as escolhas das outras pessoas, por ter Intuição Extrovertida como quinta função (Nemesis). O INTJ sempre vai achar que você poderia ter feito escolhas mais sabiamente, e que você não foi muito esperto no seu planejamento de vida.
- É difícil saber o que ele está sentindo, uma vez que não demonstra emoções. Para reconhecer um INTJ é simples: sua expressão costuma ser bastante fechada, e ele raramente é pego sorrindo, chorando ou realizando quaisquer movimentações exacerbadas com os músculos da face. Dessa forma, fica difícil saber qual é seu estado emocional.
Descubra também os prós e contras de relacionar-se com:
INTP | INTJ | ENTP | ENTJ | INFP | INFJ | ENFP | ENFJ | ISTP | ISTJ | ESTP | ESTJ | ISFP | ISFJ | ESFP | ESFJ