Quadrantes na Astrologia: O que eles têm a dizer?
Um Mapa Astral costuma dizer muita coisa. É uma verdadeira avalanche de informações.
Mas, infelizmente, a maioria das pessoas, ao olhar para um Mapa Astral, não consegue captar nenhuma das muitas informações que ele trás.
Algo muito interessante e simples de ser analisado é observar qual quadrante possui mais planetas, e o que isso quer dizer.
É isso o que faremos agora.
Primeiramente, dividimos o Mapa Astral em Quatro Quadrantes distintos.
O Primeiro Quadrante compreende as casas de 1 a 3, o Segundo Quadrante, as casas de 4 a 6, o Terceiro Quadrante possui as casas de 7 a 9, e, por fim, o Quarto Quadrante compreende as casas de 10 a 12.
Depois, analisamos: qual quadrante possui mais planetas? Também pode ser interessante observar o segundo quadrante com mais planetas. É possível que a energia esteja dividida entre estes quadrantes.
Ênfase de planetas no Primeiro Quadrante:
Caso se verifique que a pessoa possui muitos planetas nas casas de 1 a 3, isso significará que ela é uma pessoa mais voltada para o próprio self.
Isso não é necessariamente algo ruim. Também não significa que é algo bom.
Um possível resultado disso é você ser uma pessoa bastante chamativa para os outros, uma vez que é auto centrada. Essa característica pode fazer com que você, com suas qualidades e defeitos, acabe se destacando aos olhares alheios. Esse destaque não será necessariamente por algo que você fez, mas simplesmente por quem você é.
Ao ser tão centrado em si mesmo, a atenção que você atrai é voltada justamente para seu eu. Um tanto como o próprio Sol. Embora você possa não ser um indivíduo muito social.
Mas essa energia contida no primeiro quadrante também pode se expressar através da busca pelo autodesenvolvimento, pelo foco no eu para atingir os objetivos.
Suas posses, seus valores e seus princípios, materiais ou imateriais, são muito importantes para você. Eles te guiam pela vida.
O fato de que você olha muito para dentro de si mesmo, e se preocupa intensamente consigo mesmo, pode ser uma resposta à uma atitude completamente oposta em uma possível vida anterior.
Talvez você se dedicasse demais às outras pessoas, e não sobrasse tempo para olhar e se importar consigo mesmo.
Agora, nesta vida, você está se dedicando mais a si, olhando mais para dentro e se dando maior importância.
Basicamente, o primeiro quadrante significa que sua orientação de vida é em torno de si mesmo, e você pode ser uma pessoa mais introspectiva no geral.
Ênfase de planetas no Segundo Quadrante:
Ter a maioria dos planetas no Segundo Quadrante implica que sua vida se passa fortemente no seu ambiente próximo.
Você provavelmente é uma pessoa muito ligada à família, mas também ao trabalho.
Você passa muito tempo se dedicando e “existindo” nesses ambientes.
É o típico colega de trabalho que se mescla perfeitamente ao ambiente de trabalho, ou o parente com quem todos podem contar.
Sua vida tende a se basear nas normas sociais vigentes, ou modo de viver tradicional. Você trabalha muito e o tempo livre é passado com a família, e esses basicamente são seus focos.
Você possui uma auto expressão voltada para a Área Social (trabalho e família).
Sua natureza costuma ser generosa para aqueles que fazem parte dessas áreas acima citadas da sua cida.
Você talvez possua muitos amigos que são também colegas de trabalho.
Seus momentos de lazer e criatividade envolvem o contato social com as pessoas que estão nesses ambientes familiar e profissional.
Basicamente, o segundo quadrante significa que sua orientação de vida é em torno do seu ambiente tradicional próximo.
Ênfase de planetas no Terceiro Quadrante:
Com mais planetas no terceiro quadrante, você deve ser um indivíduo puramente social. O perigo disso é se conhecer pouco, passar pouco tempo focado em si mesmo, e até ser dependente demais do contato com o alheio.
Mas as vantagens são saber e socializar facilmente, e se mesclar com o mundo.
Porém, pode sentir que suas atividades são muito dependentes das outras pessoas em geral. Pode ter dificuldade para conseguir completar algo por si mesmo. Pode acabar usando as outras pessoas como “muletas” para chegar a algum lugar.
Você precisa estar sempre em contato com o mundo exterior. Seja participando ativamente dele, ou apenas observando.
Você é uma pessoa que procura estar sempre realizando atividades em parceria com as outras pessoas. Seu foco é no relacionamento pessoal e “cara a cara” com cada pessoa individual e particular.
Basicamente, o terceiro quadrante significa que sua orientação de vida é em torno de parcerias que você cria com as outras pessoas.
Ênfase de planetas no Quarto Quadrante:
Com muitos planetas no quarto quadrante, você provavelmente sente que não precisa de ninguém. Você está mais preocupado com o que você tem que fazer, ou com os rumos que a sociedade está tomando.
Você não é uma pessoa muito ligada à família, nem ao trabalho, nem nada disso (exceto casa possua como segundo quadrante mais populado o segundo). Você é, porém, bastante voltado para realizações de maior impacto na sociedade.
Você precisa sentir que está integrado à sociedade de alguma forma ou realizando ações com foco no coletivo e no amplo. Passa bastante tempo envolvido com sua reputação social, ou com o social. Mas este social não é o mesmo do segundo quadrante (ambientes imediatos de trabalho e família), nem o social do sétimo quadrante (relações interpessoais). O Social do Quarto Quadrante envolve grandes massas de pessoas, e uma relação mais impessoal com o mundo.
Envolve deixar sua marca no coletivo social. Pode ser um líder, uma figura de proeminência ou uma referência para o mundo ou a sociedade.
Basicamente, o quarto quadrante significa que sua orientação de vida é relacionada com a sociedade impessoal como um todo.
E se eu não tiver nenhum planeta em determinado quadrante?
Os quadrantes menos populados – ou até mesmo sem nenhum planeta – indicam uma área com a qual você não se envolve muito na sua vida. Eles simplesmente não são seu foco ou não fazem parte da sua orientação.